Programa Resenha Esportiva na Meio Norte FM de Camocim - 14/02/2021

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

BIKES: EDIÇÃO HISTÓRICA DE 20 ANOS DA MODALIDADE NO RALLY PIOCERÁ TERMINA COM GRANDES EMOÇÕES


A edição histórica da prova de 20 anos do Rally Piocerá foi concluída com grandes emoções. O percurso entre Guaramiranga (CE) e Maranguape (CE) foi repleto de técnica, com altimetria negativa de 2.200 metros, em 83 quilômetros. No resultado acumulado, o atleta da Elite Masculino, Danrley Cavalcante, de Olivedos (#407), fez o melhor tempo nas quatro etapas: 13h20min39s. Na Elite Feminina, Karen Olímpio (#489), da Audax Bike Team, conquistou o bicampeonato.
A prova foi muito intensa, dura, com altimetria relevante e atletas preparados vindos dos mais diversos estados. Foram percorridos 358 quilômetros, entre o Piauí e o Ceará. O campeão da Elite teve um desafio: superar o mineiro Daniel Zoia (#401), que já vinha de olho no tetracampeonato, e concluiu as etapas do Rally Piocerá em 13h32min36s. Outros bons desempenhos, no consolidado geral, foram conquistados pelos pernambucanos Renato Williams (#443), em 13h33min34s, da Categoria Master A2 e Fernando Dantas (#431), da Master A1, em 14min03min50s.
“Essa é minha primeira vez na prova. Vim com a expectativa de ser campeão e superei minha expectativa. Consegui a vitória na primeira e na segunda etapa, abrindo vantagem. Quero parabenizar a organização pela prova. Passamos por belas paisagens que fizeram toda a diferença. Agradeço também a todos os patrocinadores que estiveram comigo nessa missão do Rally Piocerá 2021, disse Danrley Cavalcante, campeão da Elite Masculino.
Os atletas ficaram felizes com suas performances. A última etapa foi marcada por muito sobe e desce, serras longas e bem íngremes que deram ainda mais técnica ao percurso. Na Elite Feminina, Karen Olímpio (#489) festejou o bicampeonato. “Foi uma ótima experiência estar aqui novamente. Apesar de não ter os meus melhores dias na bike, consegui me superar. O clima da última etapa estava mais fresco e com isso consegui me sentir bem, mesmo com as pernas cansadas. Obrigada à organização e à minha equipe Audax que sempre está comigo”, destacou a mineira.
O piauiense Lindomar Ferreira (#454) se manteve na liderança da Master B1 em três das quatro etapas do Rally Piocerá. “Dei o máximo de mim nessa prova. Agradeço a quem sempre fez de tudo por mim. Levo essa vitória para casa com muita alegria e emoção, depois de quatro dias de muitos desafios”, falou o atleta emocionado.
Na categoria Master C, o cearense Márcio Dobel (#478) foi o líder. Na Master D, o piauiense Antônio Francisco de Oliveira (#420) foi o melhor colocado. “É muita emoção em participar por mais um ano do Piocerá. São cinco edições e sempre vivo coisas diferentes. Fico feliz em poder ser campeão na minha categoria novamente”, disse o atleta.
Este ano especial de comemoração de duas décadas da prova de bikes foi marcado pelo lançamento da categoria PNE, destinada às pessoas com deficiência. O mato-grossense Bruno Paim (#450), da Audax Bike Team, se manteve na briga por um lugar no pódio e no quadro geral da prova. “A competição foi incrível. Já senti as mudanças em relação ao ano passado. Nos trechos de serra, tivemos um clima diferente, o que nunca presenciei no rally. É sempre uma aventura estar no Piocerá”, falou.
Na categoria Dupla Masculina, os cearenses de Ubajara (CE) Rodrigo Aguiar (#53401) e Anderson da Silva (#53402), se mantiveram no topo nas quatro etapas. Nas Duplas Mistas, Venilda Eli (#53801) e Elionai (#53802), se mantiveram na liderança nas três últimas etapas. Em outras edições, eles competiam em categorias separadas, mas chegaram às Duplas para somar.
O Rally Piocerá 2021 chega ao fim como uma das provas de bike mais respeitadas em todo Brasil e atraindo atletas de todas as regiões. “Nós temos orgulho de organizar uma prova como esta. Todo esforço feito vale a pena. Neste ano, passamos por muito dificuldade, mas conseguimos superar. Não pude estar em contato físico com os atletas e tão presente como eu gosto, mas toda a organização se manteve atenta às determinações oficiais de saúde e prezando pela qualidade técnica da prova”, rechaçou Zenardo Maia, diretor da prova de bikes.
Além das provas de bikes, a competição contou com as provas de carros, quadriciclos, UTVs e motos. O Rally Piocerá 2021 é válido pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). O evento tem patrocínio do Ministério do Turismo; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Estado do Piauí, Governo do Estado do Ceará, apoio da Audax, Sabrae Piauí, Reron e ITTNet, além do apoio institucional do Sebrae Piauí e das Prefeituras de Teresina (PI), Piripiri (PI), Ubajara (CE), Guaraciaba do Norte (CE), Canindé (CE), Guaramiranga (CE) e Aquiraz (CE). A realização é da Radical Produções.

Por Helton Rocha.
Com informações de Beto Marques.
Imagem: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário