terça-feira, 4 de agosto de 2020

CAMOCIM FUTSAL AINDA É UMA INCÓGNITA NO CEARENSE DE FUTSAL 2020



Camocim segue sendo uma incógnita para participar do Cearense de Futsal em 2020, tudo isso pelos autos custos dos exames exigidos pelo governo do estado em eu protocolo de saúde contra o novo corona vírus, a própria FCFS adota todas as medidas de segurança exigida pelo governo para poder realizar o certame. 
Existem dois obstáculos que está impossibilitando a participação de Camocim no Cearense de Futsal, o primeiro deles seria o auto custo para fazer o teste exigido pelo Governo do Ceará e FCFS, o outro são os jogos sem público. 
Hoje, há três tipos de testes mais comuns. O RT-PCR é mais caro, podem custar R$ 250 cada um em lote e tem a maior precisão do quadro clínico. Neste exame, uma espécie de cotonete é colocado dentro do nariz ou da garganta para coleta de mucosa e, depois, este material é examinado em laboratório, esse é o exigido pelo Governo do Ceará. Mais dois outros testes sorológicos, um deles a sorologia venosa, com agulha na veia do braço, e a sorologia de teste rápido, com furo na ponta do dedo, com resultado em 10 a 15 minutos. 
Levando em conta uma delegação de futsal que em média são 20 pessoas, atletas mais comissão técnica, o valor dos exames por partida sairia por cinco mil reais, quantia essa inviável para um time de futsal mantido cem por cento pela prefeitura municipal, somando as outras despesas como transporte, alimentação, salários de jogadores e comissão técnica. 
O outro fator importante é os jogos sem público, sabemos da força da nossa torcida no ginásio e é uma atração à parte em Camocim com jogos todos lotados para acompanhar a nossa seleção, é mais uma opção de entretenimento em nossa cidade, fazer jogos vazios sem a presença da torcida também impossibilita a participação de Camocim na competição, pois jogos com públicos no Brasil não será liberado tão cedo, ainda mais aqui no Ceará onde os casos de corona vírus foi uns dos mais altos do Brasil. 
Com isso a bola dessa importante decisão está na mão daqueles que fazem o futsal camocinense e da própria FCFS, pois a mesma custeando os exames para os times do interior talvez ajude os times não desistirem de participar do certame mais importante do estado depois do futebol de campo. 
Lembrando que esse ano a competição terá fases distintas por causa do coronavírus e esperando a liberação do Governador Camilo Santana, com isso a volta deve acontecer em 22 de agosto na capital e na segunda quinzena de setembro no interior.
Que sejam analisadas todas as opções e tenha uma decisão positiva a fim de resguardar a saúde de todos os envolvidos nessa competição, pois a vida sempre vem em primeiro lugar! 

Campeonato Cearense de Futsal 2020 
Categoria Adulto Masculino 

Forma de disputa: 

Os clubes jogam todos entre si, dentro dos seus respectivos grupos, no sistema ida/volta. 
No grupo da Capital se classificam os quatro (4) melhores clubes em pontuação. Já nos grupos do Interior, classificam-se dois(2) clubes em cada grupo. 

Quartas de Final: 

Cruzamento dos clubes da Capital X Interior 
Jogo único, mando de jogo dos clubes classificados em 1o e 2o lugar na 1a Fase 
Não existe vantagem, empate tempo normal de jogo, prorrogação, se permanecer empate na prorrogação, será decidido nas penalidades (5 cobranças) 

1o. Capital X 4o. Interior 
2o. Capital X 3o. Interior 
1o. Interior x 4o. Capital 
2o. Interior X 3o. Capital 

Semifinais e Final 

Jogos de Ida e Volta, segundo jogo no ginásio do clube melhor índice técnico. Não existe vantagem, mesmo formato das quartas de final.

Por Helton Rocha.
Foto: FCFS/Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário