quinta-feira, 23 de abril de 2020

LIVE COM AILTON CRUZ - VOLEIBOL


Breve Histórico do Voleibol em Camocim

A modalidade de voleibol na cidade de Camocim tinha conhecimento desde a década de  80 e 90. Na nossa cidade, tinha uma instituição chamada SESI onde na qual oferecia essa modalidade para o município.
Também era oferecida essa modalidade nas escolas particulares, passando também nas escolas públicas, onde na época eram trabalhadas as políticas públicas para o esporte. A qual era denominado JEP’s – Jogos das Escolas Públicas, na qual Camocim sempre teve representação nessa modalidade. Posteriormente, essa política pública teve outros nomes, mas, com o mesmo objetivo (disseminação do esporte na capital e nas cidades do interior do Ceará.)
Camocim sempre se destacou na modalidade de voleibol, tanto nos campeonatos realizados no município, quanto fora. Camocim realizava o campeonato da Independência, na quadra do SESI, onde o voleibol sempre estava presente. Na cidade tinha vários times no masculino quanto no feminino.
Alguns nomes de equipes da época no masculino: Beira Lixo, Cruzeiro, Vigor, Seleção do SESI, ultima hora e outros. E no feminino: SESI, Vigor, mais velozes, e outros.
Camocim sempre se destacou nessa modalidade, tendo como técnicos orientador, nossos queridos professores Randim e Evandro. Com problemas financeiros da instituição a quadra do SESI foi fechada e houve então uma queda esportiva nessa modalidade em Camocim.

Segunda Geração do Voleibol em Camocim

Nos meados das décadas de 90 e 2000, surgiu uma nossa geração na modalidade do voleibol em Camocim. Nessa época foi construído o Ginásio Municipal Deputado Murilo Aguiar, havendo na época um incentivo maior na modalidade, implementação de escolinha de voleibol, formação das seleções juvenis e adulta, tanto no masculino quanto no feminino.
Essa nova fase do voleibol em Camocim, tiveram várias conquistas e títulos chegando a equipe juvenil da época a se tornar vice-campeão cearense.
Na mudança da gestão da prefeitura na época, as políticas públicas na modalidade foi perdendo forças e incentivos, período muito ruim para o esporte de Camocim, onde o Ginásio ficou fechado por vários anos e as políticas públicas não só para o voleibol, mas demais esportes coletivos menos populares deixaram de existir.
Em meados de 2014 com a prefeitura numa nova administração, surgiu então uma nova mesclagem de atletas para a categoria do voleibol, a reabertura do Ginásio Municipal e a perseverança de pessoas que amam o voleibol com o Ailton, Cicero, Cesinha, Diego, Denys, Brendo, Geovani, Elvis, Leandro, Mauricio, Francisco de Paula dentre outros, conseguiram manter o voleibol em Camocim apesar de todas as dificuldades.
Foi implantado em meados de 2018 escolinha de voleibol  misto, tendo voluntários  os professores e educadores físicos Ailton e Denys com a ajuda da Eugenia – coordenadora do ginásio.
Nesse novo período foram novas conquistas, títulos e campeonatos na região,  consagrando-se Campeão no Primeiro Intermunicipal Camocinense de voleibol no ano de 2019.

Não perca hoje às 19h30 a live nosso instagram @resenhaesportivacamocim

Por Ricardo Pimpão.
Colaboração Ailton Cruz.
Foto/Arquivo do Atleta Ailton Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário